ESTILOS DE PENSAMENTO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA UFFS/CAMPUS CERRO LARGO
Resumo
A presente pesquisa desenvolvida é resultado da investigação e análise dos Estilos de Pensamento (EP) e Coletivos de Pensamento (CP) de licenciandos do curso de Química – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo. A pesquisa possui cunho qualitativo e é relevante para o processo de formação de professores na UFFS, tendo em vista que a universidade está em atividade desde 2010, situando-se na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Com isso, o estudo delineia-se no sentido de identificar a predominância dos EP dos licenciandos ao longo do curso, pois o contexto de vivência formativa
determina a forma de pensar e consequentemente o EP do sujeito. Pautados na perspectiva da análise de conteúdo, buscou-se aproximação em três EP adaptados da literatura acadêmica, sendo eles: EP Químico; EP Educador e EP Químico-Educador. No contexto de investigação foram identificados dois EP que marcam os discursos de licenciandos: o EP Educador e o EP Químico-Educador. O trabalho é pertinente ao processo de qualificação do curso de licenciatura por contribuir para maior compreensão dos professores acerca do processo formativo.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
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