ESTILOS DE PENSAMENTO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA UFFS/CAMPUS CERRO LARGO

  • Aléxia Birck Fröhlich Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
  • Fabiane de Andrade Leite
Palavras-chave: Epistemologia; Estilos de Pensamento; Coletivos de Pensamento; Ciências da Natureza.

Resumo

A presente pesquisa desenvolvida é resultado da investigação e análise dos Estilos de Pensamento (EP) e Coletivos de Pensamento (CP) de licenciandos do curso de Química – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo. A pesquisa possui cunho qualitativo e é relevante para o processo de formação de professores na UFFS, tendo em vista que a universidade está em atividade desde 2010, situando-se na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Com isso, o estudo delineia-se no sentido de identificar a predominância dos EP dos licenciandos ao longo do curso, pois o contexto de vivência formativa
determina a forma de pensar e consequentemente o EP do sujeito. Pautados na perspectiva da análise de conteúdo, buscou-se aproximação em três EP adaptados da literatura acadêmica, sendo eles: EP QuímicoEP Educador e EP Químico-Educador.  No contexto de investigação foram identificados dois EP que marcam os discursos de licenciandos: o EP Educador e o EP Químico-Educador. O trabalho é pertinente ao processo de qualificação do curso de licenciatura por contribuir para maior compreensão dos professores acerca do processo formativo.

Publicado
08-10-2020