INTERAÇÕES PARTÍCULA-SUPERFÍCIE EM PROCESSOS INDUSTRIAIS
Resumo
A adesão entre materiais pulverulentos (pós) e superfícies está presente em inúmeros processos industriais alimentícios. Ao mesmo tempo em que a adesão é desejada em alguns processos industriais como a filtração e o recobrimento de superfícies, esta também pode ocasionar efeitos indesejáveis, por exemplo, na indústria de alimentos e de medicamentos e em tubulações, acarretando na redução na eficiência da produção. Em processamentos de pós e quando se trata de manipulação individual de partículas que estão em contato umas com as outras e com a superfície de algum equipamento, a natureza e o grau de interação entre estas determinam as propriedades do pó. Há diversas técnicas experimentais e métodos diferentes para aferir a força de adesão entre partícula e uma superfície. Entre esses, a técnica centrífuga vem sendo utilizada e bem empregada, trazendo várias vantagens na determinação da força de adesão entre partículas reais de formas regulares e irregulares em superfícies lisas ou rugosas. De acordo com a velocidade de rotação da centrífuga, é monitorado o tamanho e a percentagem de partículas desprendidas.Desta forma, a pesquisa investiga a influência do tamanho das partículas de materiais pulverulentos orgânicos sobre a força de adesão partícula-superfície, utilizando a técnica centrífuga para uma velocidade de compressão e diferentes velocidades de desprendimento. Assim, esse projeto de pesquisa terá grande importância no auxilio de dimensionamento de equipamentos industriais.
Copyright (c) 2019 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).