POLÍTICAS EDUCACIONAIS E AUTOGOVERNO

  • Lauren Pieta Canan Universidade Federal da Fronteira Sul - Chapecó
  • Odair Neitzel UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
  • Claudecir Dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
Palavras-chave: Políticas Educacionais; Autogoverno

Resumo

Políticas Educacionais e Autogoverno é o título do Projeto desenvolvido junto a Linha de Pesquisa Políticas Educacionais do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC). Entre os objetivos do Projeto Políticas Educacionais e Autogoverno, pode-se destacar, de modo geral, a intenção de refletir acerca da ressignificação simbólica da noção de formação com vistas para o autogoverno no contexto da sociedade contemporânea. Ao longo do primeiro semestre de 2019 foram desenvolvidas algumas atividades que, à luz dos objetivos do Projeto, procuraram refletir sobre as Políticas Educacionais e suas relações para com a noção/concepção de Autogoverno. Nesse sentido, os eventos e debates proporcionados pelo Projeto, além de contribuírem para a compreensão e aprofundamento dessa temática – Políticas Educacionais e Autogoverno –, proporcionaram uma reestruturação do Grupo de Pesquisa (Grupo de Pesquisa Educação Filosofia e Sociedade – GPEFS); aquisição de materiais; e, o que consideramos ser de grande valia à continuidade da pesquisa: o início de um diálogo, fundamentado nesse tema, na linha de pesquisa Políticas Educacionais do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado em Educação- PPGE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em parceria com pesquisadores de outras intuições.

Publicado
23-09-2019