AS CONTRIBUIÇÕES DA REDE ECOVIDA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM AGROECOLOGIA
Resumo
A agroecologia vem se consolidando como prática e ciência ao longo das últimas décadas em nível global e nacional. Vem de um crescimento abrangente e vem acompanhado de estudos científicos sobre a questão que se encontra em problemas na questão da pulverização destes estudos. A Rede Ecovida de Agroecologia foi uma das primeiras articulações do campo agroecológico do país, hoje a rede é referência em organização, produção e volume. Porém, se tem poucas informações sobre os conhecimentos produzidos pela Rede e sua sistematização e problematização. O presente trabalho procurou então realizar uma revisão sistemática de estudos sobre a Rede Ecovida de Agroecologia para avaliar a contribuição para a produção do conhecimento científico para a agroecologia. Portanto vinte e um artigos apresentaram a Rede Ecovida enquanto escopo de análise e 88 citaram esta em seu texto. O principal tema tratado nos artigos é sobre a certificação dos produtos agroecológicos, seguido pela organização em torno da certificação participativa e em terceiro lugar a percepção desse sistema enquanto uma inovação social.
Copyright (c) 2019 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).