O ESPAÇO E AS RELAÇÕES SOCIAIS EM ELISÉE RECLUS E HENRI LEFEBVRE: PERSPECTIVAS ENTRE SOCIEDADE E NATUREZA.
Resumo
O artigo aqui exposto propõe apresentar uma conceituação acerca do conceito de espaço que relacione as diferentes concepções de Elisée Reclus e Henri Lefebvre entre sociedade e natureza. Esta proposta considera as dificuldades metodológicas em abordar autores com distinto tempo histórico e corrente teórica. Lefebvre, em sua abordagem marxista consegue destrinchar o espaço em diversos conceitos. Tal abordagem permite a verificação do espaço como produto e produtor em constante mudança. Ao dividir a natureza entre primeira, matéria prima e segunda modificada pelas relações, diferencia-se de Reclus. O autor do século XX aborda o Homo Sapiens como a “natureza tomando consciência de si própria”. Esta proposição não estabelece divisão, mas relação que mesmo diferente, inclui sociedade e natureza. A aproximação teórica dos autores se dará nas perspectivas entre a cidade capitalista e atual descompromisso com o meio natural. A urbanização se expande no território em relação dialética entre campo e cidade.
Copyright (c) 2019 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).