A PRESENÇA DA DISCUSSÃO DE VALORES E DA NÃO NEUTRALIDADE DA CIÊNCIA – TECNOLOGIA NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS CTS.
Resumo
Na atualidade, um exponencial desenvolvimento do bem-estar social e de uma melhor qualidade de vida são anseios sociais na maioria dos países, implicando em uma sociedade cada vez mais dependente e influenciada pelos avanços científicos e tecnológicos. Tais avanços, a que estamos comumente condicionados, além de supostos benefícios, muitas vezes, vem acompanhado de riscos e prejuízos ligados desde o meio ambiente, à saúde, e ao desenvolvimento socioeconômico de uma determinada região.
Diante deste contexto o Movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) tem em um de seus pilares, a exigência de uma participação da sociedade nos processos decisórios relacionados à tríade CTS. Tal aspecto só se tornará viável a partir da “preparação de cidadãos para o controle social da ciência e da tecnologia” implicando “que haja uma educação de valores éticos para o compromisso com a sociedade.” (SANTOS e MORTIMER, 2001, p.102. Diante de tais aspectos, que revelam a importância de uma educação baseada no enfoque CTS, consideramos que investigar as práticas educativas deste viés se tornam essenciais. Dessa maneira, apresentamos nosso problema de pesquisa: Como comparecem e quais os encaminhamentos dados às práticas educativas de perspectiva CTS na discussão da não neutralidade da Ciência-Tecnologia e de valores presentes no desenvolvimento científico-tecnológico?
Copyright (c) 2019 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).