EFEITO ALELOPÁTICO DO ÓLEO ESSENCIAL DE CITRONELA E EUCALIPTO EM ESPÉCIES DANINHAS.
Resumo
alelopatia pode ser uma importante ferramenta no manejo sustentável de plantas daninhas, com o uso de espécies alelopáticas diretamente nas áreas agrícolas ou com a aplicação de produtos derivados dessas espécies. Nesse sentido, objetivou-se, com este projeto, avaliar o efeito alelopático do óleo essencial de cintronela (Cymbopogon nardus) e eucalipto (Eucalyptus sp.) aplicados sobre plântulas e da sementes de capim-amargoso (Digitaria insularis) e picão-preto (Bidens pilosa). Conduzidos ensaios, com uso do óleo essencial das espécies doadoras. O delineamento experimental será completamente casualizado com quatro repetições. Os experimentos foi alocados em esquema fatorial 2x2x4x2, o primeiro fator será composto pela espécie alelopáticas (citronela e eucalipto), o segundo pelas pela fase que sera aplicado ( semente ou plântula) terceiro doses dos compostos (0, 1, 3 e 6% do óleo essencial ) e o quarto fator será composto pelas espécies alvo (capim-amargoso e picão-preto). O cultivo das especies alvo em substrato em câmeras de crescimento, os compostos foi aplicados quando as plântulas apresentavam entre duas a três folias desenvolvidas, com pulverização, em sementes os tratamentos eram submetidos diretamente no papel de germinação. Sendo avaliadas as mortalidades, fitotoxicidade e altura das plântulas aos quatorze e vinte e um dias após a aplicação. Os tratamentos apresentaram maior efeito quando em sementes, sendo que em plântulas apresentaram resultados insignificantes.
Copyright (c) 2019 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).