CONCEPÇÕES DE GÊNERO DE JOVENS RAPAZES ERECHINENSES
Resumo
Essa pesquisa buscou analisar o que jovens rapazes estudantes do 3° ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública da cidade de Erechim/RS pensam sobre questões de gênero e sexualidade. O principal objetivo foi analisar as concepções de gênero dos jovens rapazes, buscando compreender de que forma se relacionam com outros processos psicossociais destacados por eles em seus discursos. Para tal, foi feita uma pesquisa inicial de revisão bibliográfica e logo após, aplicamos a técnica de grupo focal. Depois disso, o material foi analisado a partir do método de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Os dados foram interpretados a partir do referencial teórico de Kathryn Woodward, Stuart Hall, Raewyn Connell e Mirian Grossi. Quando analisadas as narrativas dos jovens participantes da pesquisa, pôde-se perceber semelhanças e diferenças em suas falas sobre a questão central, “ser homem”. Em alguns momentos, concordam e discordam entre si, mostrando, assim, que apresentam uma perspectiva plural sobre a identidade masculina. Nesse processo, a figura da mulher mostra-se importante para criar definições de masculinidade. Concluímos que os entrevistados não tem uma percepção unívoca e estática do ser homem e da masculinidade, compartilhando diversos símbolos e significados.
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