AVALIAÇÃO BIOQUÍMICA DE EQUINOS SUBMETIDOS A PROVA SIMULADA DE LAÇO COMPRIDO
Resumo
As competições de laço comprido ocorrem tradicionalmente em Realeza/PR. O objetivo do estudo foi caracterizar o efeito do exercício de laço comprido no perfil bioquímico de éguas da raça Crioula. Dez éguas crioulas, foram submetidas ao exercício simulado de laço comprido. As coletas de sangue, mensurações fisiológicas e ambientais, ocorreram nos seguintes momentos: antes do início, com o animal selado e montado (M0), logo após (M1) e 30 minutos após (M2) um ciclo de 5 corridas. Os resultados pós-exercício (M1 e M2) foram comparados com o repouso (M0), pelo teste T pareado ou teste Wilcoxon, quando não paramétrico, com nível de significância de 5%. Os valores de lactato, ácido úrico, frequência cardíaca e temperatura retal elevaram-se significativamente no M1 em relação ao M0 (p<0,05), resposta esperada fisiologicamente pelo organismo, na tentativa de reestabelecer a homeostase, A frequência respiratória elevada discretamente em todos os momentos, reflete a tentativa de evitar o estresse térmico. Conclui-se que, o exercício simulado de laço comprido produz alterações discretas e transitórias nos parâmetros fisiológicos e bioquímicos dos equinos, insuficientes para caracterizar o exercício como anaeróbico. A recuperação dos valores basais em até 30 minutos após o exercício, demonstram adaptação dos animais avaliados.
Copyright (c) 2019 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).