HORÁRIOS ESCOLARES E O DESEMPENHO COGNITIVO
Resumo
O atraso de fase de sono da adolescência e os horários escolares são tidos como principais causas da privação de sono de adolescentes. Propostas de alteração nos horários escolares têm sido implementadas principalmente no Estados Unidos e na Europa, porém, ainda há carência de estudos abrangentes com outras populações. O presente trabalho tem por objetivo verificar efeitos do atraso no horário de início das aulas no desempenho cognitivo de adolescentes de 13 a 17 anos. Para isso, utilizou-se uma bateria de testes pré, durante e pós-interventivos para testar a atenção; a flexibilidade cognitiva e a velocidade no processamento da informação. A etapa pré-interventiva será realizada na semana prévia a alteração do horário de início das aulas. A etapa de avaliação durante a intervenção irá ocorrer no último dia de aulas com alteração de horário e a etapa pós-interventiva será realizada uma semana após o fim da intervenção. Não se observou efeito do atraso do horário escolar sobre o desempenho cognitivo dos adolescentes.
Copyright (c) 2019 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).