HORÁRIOS ESCOLARES E O DESEMPENHO COGNITIVO

  • Sandiéli Bianchin Universidade Federal da Fronteira Sul- Realeza
  • Laura Bruna Gomes de Araújo
  • Felipe Beijamini
Palavras-chave: horários escolares, memória, sono, cognição

Resumo

O atraso de fase de sono da adolescência e os horários escolares são tidos como principais causas da privação de sono de adolescentes. Propostas de alteração nos horários escolares têm sido implementadas principalmente no Estados Unidos e na Europa, porém, ainda há carência de estudos abrangentes com outras populações. O presente trabalho tem por objetivo verificar efeitos do atraso no horário de início das aulas no desempenho cognitivo de adolescentes de 13 a 17 anos. Para isso, utilizou-se uma bateria de testes pré, durante e pós-interventivos para testar a atenção; a flexibilidade cognitiva e a velocidade no processamento da informação. A etapa pré-interventiva será realizada na semana prévia a alteração do horário de início das aulas. A etapa de avaliação durante a intervenção irá ocorrer no último dia de aulas com alteração de horário e a etapa pós-interventiva será realizada uma semana após o fim da intervenção. Não se observou efeito do atraso do horário escolar sobre o desempenho cognitivo dos adolescentes.

Publicado
27-08-2019