O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL NOS ESPAÇOS ESCOLARES
Resumo
O projeto de Pesquisa “O Desenvolvimento Emocional nos Espaços Escolares” surge da articulação dos pesquisadores do grupo de pesquisa “Educação Emocional” – GRUPEE e dos diálogos entre pesquisadores, nacionais e internacionais, onde emergiu a necessidade de estudos envolvendo temáticas como: a ética, as relações intra e interpessoais e a educação emocional, com o enfoque nos espaços educativos, objetivando investigar e identificar junto ao professor e ao estudante a sua percepção de Desenvolvimento Emocional. O estudo também pretendia discutir sobre a convivência nos espaços educativos, as relações de conflito, as relações éticas e afetivas, buscando identificar, preferencialmente, as situações problemas que impedem a convivência com base nos valores éticos, na consciência crítica e nos conhecimentos e saberes comprometidos com a cidadania planetária, com o cuidado com a vida em todas as suas dimensões (política, social, ambiental, etc). A pesquisa quanti/qualitativa de caráter exploratório, descritivo-interpretativo, com foco no público-alvo, professores e estudantes da rede escolar de ensino, tem como procedimentos a aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas. Os resultados da pesquisa foram compartilhados entre os pesquisadores das diferentes instituições envolvidas e entre as redes escolares de ensino participantes, de modo a contribuir com processos de formação permanente sobre o tema Educação Emocional.
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