O CONTO AFRICANO CONTEMPORÂNEO DE LÍNGUA PORTUGUESA DE AUTORIA FEMININA
Resumo
O presente trabalho analisa a condição feminina em 2 contos da obra Histórias da Gravana (2011), da escritora santomense Olinda Beja, por meio do estudo sobre a representação da mulher em São Tomé e Príncipe. Temos, em um primeiro momento, a relação dela com um tempo e espaço de pré e pós-independência e, posteriormente, a preocupação em conhecer tal condição nos dias de hoje, perspectivando a trajetória dessa mulher. Toda a análise baseia-se na leitura de obras críticas de especialistas sobre a literatura em Santomense, sobre a mulher no país e ainda sobre a escritora Olinda Beja. Nesse sentido, busca-se a representação da mulher enquanto protagonista na obra de Olinda Beja e de que modo a relação de gênero aparece como determinante na vida desse sujeito, visto que Histórias da Gravana é um universo repleto de histórias que refletem a vida em São Tomé e Príncipe.
Copyright (c) 2019 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).