PLANTAS DE COBERTURA DE OUTONO/INVERNO E SEU EFEITO SOBRE A QUALIDADE ESTRUTURAL E DINÂMICA DA ÁGUA NO SOLO NA CULTURA DO MILHO
Resumo
O uso de diferentes espécies de plantas de cobertura pode contribuir para a melhoria da estrutura do solo interferindo na dinâmica da água e na aeração do solo. Durante o outono/inverno, grande parte das áreas destinadas a produção de grãos no Rio Grande do Sul permanecem em pousio, o que contribui para a ocorrência do processo erosivo além de aumentar a insidência de plantas daninhas, pragas e doenças. Diante disso, o objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito de diferentes espécies de plantas de cobertura de inverno sobre a estrutura e a dinâmica da água do solo em área sob implantação do sistema plantio direto. As culturas de inverno implantadas foram: aveia, centeio, ervilhaca, nabo forrageiro, policultivo (aveia + centeio + ervilhaca + nabo forrageiro) e pousio. A agregação do solo teve melhorias significativas com a utilização do nabo forrageiro. A densidade e distribuição de poros do solo não foi alterada significativamente pelas plantas de cobertura. A retenção e disponibilidade de água no solo não foi influenciada pelas espécies de plantas de cobertura utilizadas.
Copyright (c) 2019 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).