INFLUÊNCIAS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO POTENCIAL TÓXICO DE IMIDACLOPRID PARA MINHOCAS E COLÊMBOLOS NO SOLO
Resumo
O inseticida Imidacloprid é um neonicotinóide, amplamente utilizado no tratamento químico de sementes. Este ingrediente ativo (i.a.) atua no sistema nervoso dos insetos, causando bloqueio de receptores e acúmulo do neurotransmissor acetilcolina, acarretando paralisia e morte dos organismos expostos. Estudos publicados na área de ecotoxicologia indicam efeitos negativos deste i.a. em organismos não- alvo da fauna edáfica em condições ideais (temperatura e umidade). Teve-se como objetivo avaliar a influência das mudanças climáticas na toxicidade do Imidacloprid sobre minhocas da espécie Eisenia andrei e colêmbolos Folsomia candida, em solo artificial tropical (SAT). Os testes realizados simularam condições de aumento de temperatura (20°, 25° e 28°) e diminuição da precipitação (30% ou 45% e 60% de umidade do solo) e tiveram duração de 56 e 28 dias para minhocas e colêmbolos. A toxicidade foi mais acentuada nas condições climáticas consideradas mais intensas, para as diferentes umidades a restrição hídrica ocasionou menor reprodução conforme a concentração de i.a. e o aumento de temperatura implicou em uma toxicidade duas vezes maior na temperatura de 28°C, se comparado a 20°C, enquanto que para colêmbolos, este aumento foi de cerca de 14 vezes. Indicando assim, um efeito tóxico mais intenso nas condições climáticas mais rigorosas.
Copyright (c) 2019 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).