MEMÓRIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ: O CASO DE FRANCISCO BELTRÃO

  • Jaqueline Wolfart Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Ronaldo Aurelio Gimenes Garcia
Palavras-chave: Escolas; Mapeamento; formação docente.

Resumo

O Sudoeste paranaense se formou a partir de uma das últimas áreas ocupadas pela fronteira agrícola no Estado do Paraná (CASARIL, 2017), onde a maioria do seu povoado é de pequenos agricultores, filhos de imigrantes. Desta forma, ainda mantendo as tradições de seus antepassados, como o modo de vida, a religião, a fala e a alimentação (ZATTA, 2016). Francisco Beltrão, município do sudoeste do Paraná, vê a educação como um processo muito importante para a formação, sendo muito requisitada pelos moradores. Foi percebida a necessidade de reunir a história da região, precisando esta ainda ser construída, onde as memórias passadas e as futuras necessitam ser preservadas. A pesquisa será de cunho qualitativo, possuindo como objetivos analisar a criação das escolas rurais e urbanas e entender como ocorria a formação de professores na região sudoeste do Paraná, especificamente na cidade de Francisco Beltrão, com o auxílio do levantamento das memórias e práticas pedagógicas. Além disso, busca construir um acervo sobre como se constituíram as escolas, mapear as instituições escolares e realizar o reconhecimento da região de atuação, colher e registrar a memória da comunidade escolar da região e por fim traçar o perfil de formação dos docentes em atuação nas escolas estaduais. Com a pesquisa tem-se a intenção de conhecer as experiências e práticas docentes para ajudar na qualificação dos acadêmicos em formação nas licenciaturas; dar visibilidade ao processo de formação de professores em uma perspectiva que conceba as relações histórico-sociais, econômicas e culturais.

Publicado
06-09-2019