POLICENTRISMO COMO CHAVE DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO: UMA ANÁLISE DE DESENVOLVIMENTO DE ÁREAS FUNCIONAIS URBANAS EM REGIÕES DE BAIXA DENSIDADE NO NORTE DO RS

  • Lucas Ponte Mesquita Universidade Federal Fronteira Sul Campus Erechim
  • Juçara Spinelli Professora Universidade Federal da Fronteira Sul - Graduação e PPG em Geografia
Palavras-chave: redes urbanas, centralidades, cidades médias

Resumo

Este resumo expandido é um dos produtos desenvolvidos no decorrer da execução do subprojeto de Pesquisa (PRO/ICT-UFFS), de mesmo nome, que teve duração de agosto/2018 a julho/2019. Interno a um projeto guarda-chuva em que reúne subprojetos similares em diversas frentes de pesquisa em outras universidades do Rio Grande do Sul, teve como principal foco desenvolver e contribuir teoricamente para a conceituação do Policentrismo no Brasil, e desenvolver análises de áreas funcionais urbanas adaptadas a realidades espaciais sul-rio-grandenses. Como recorte espacial específico, regionalizado a partir dos Conselhos de Desenvolvimento criados pela Secretária de Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional do Estado do Rio Grande do Sul, intitulados COREDES Norte e Produção. Buscou a complementação dos estudos regionais a partir das frentes metodológicas propostas, estudando fluxos de movimentos pendulares na região, e os principais fixos, enquanto agentes de gestão que impactam nessas redes urbanas. Conclui-se que os pequenos municipios da região trabalham como alimentadores de mão de obra dos pontos nodais devido a inserção das  cadeias produtivas e das universidades que se instalaram nas centralidades de Erechim e Passo Fundo, no que entretanto, pouco se configura enquanto dinâmicas policêntricas de divisões territoriais do trabalho.

Biografia do Autor

Lucas Ponte Mesquita, Universidade Federal Fronteira Sul Campus Erechim

Estudante de Graduação de Geografia (Licenciatura), da Universidade Federal Fronteira Sul, campus Erechim. Interesse na temática de Geografia Urbana, Geografia Econômica, Geografia Política. Bolsista de Iniciação Científica, FAPERGS. Bolsista do Programa Residência Pedagógica (CAPES/MEC) 2018-2019. Bolsista do Programa Iniciação a Docencia (PIBID) 2016-2018. Bolsista em Convênio EBC-UnB 2014-2015.

Publicado
23-09-2019