ANÁLISE DA EMISSÃO DE GÁS IONIZADO NUCLEAR DO “PALOMAR SURVEY” ATRAVÉS DA SÍNTESE ESPECTRAL
Resumo
Núcleo ativo de galáxias (AGNs) são objetos associados à captura de matéria via disco de acreção por um buraco negro supermassivo. Quasares estão entre os AGNs de alta luminosidade, enquanto LINERs e Seyfert estão entre os AGNs de baixa luminosidade. Para um estudo detalhado dos objetos de baixa luminosidade, é necessária a subtração da componente estelar da galáxia, já que, nestes casos, a luz das estrelas ofusca a emissão nuclear de gás ionizado. Pretende-se analisar a emissão nebular da região central de todas as galáxias elípticas e lenticulares do “Palomar survey”, realizando o ajuste da componente estelar através da combinação de diferentes espectros de populações estelares simples (síntese espectral). A emissão nebular destes objetos foi classificada por meio de diagramas diagnósticos do tipo BPT, que utilizam pares de razões de linhas para separar regiões de formação estelar de AGNs. Nesta amostra, 56 % das galáxias são classificadas como LINERs, 32 % como Seyferts e 12 % como Objetos de Transição. Concluímos que a distribuição de LINERs, Seyferts e Objetos de Transição encontradas são compatíveis com os resultados encontrados na análise original do “Palomar Survey”, a qual utilizou uma metodologia diferente para a subtração da componente estelar das galáxias da amostra.
Copyright (c) 2019 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).