POTENCIAL ALELOPÁTICO DA COBERTURA DE CROTALARIA SOBRE O CRESCIMENTO INICIAL DO FEIJÃO
Resumo
O uso de plantas de adubação verde em sistema de plantio direto é uma pratica conhecida que auxilia na melhoria de diversos atributos do solo, todavia é importante ter conhecimento sobre as possiveis interações alelópaticas entre as espécies utilizadas e os cultivos posteriores. Buscou-se avaliar o potencial aleloquímico de C. spectabilis em diferentes densidades (0,50,100 e 150%) e tempo de decomposição da palhada (0, 10, 20 e 30 dias), sobre Phaseolus vulgaris L. Foi avaliado emergência, índice de velocidade de emergência, diâmetro de caule, altura da parte áerea e massa seca, em um delineamento fatorial 3 x 4 (densidades de plantio e tempo de decomposição, respectivamente), submetendo a ANOVA. De acordo com os resultados obtidos, a C. spectabilis apresenta aleloquímicos que prejudicam a emergência e o IVE de plântulas de Phaseolus vulgaris L. A maior fitotoxidade da palhada de C. spectabilis sobre as plantas do feijoeiro foi observada entre 10 e 20 dias de decomposição. Com relação ao diâmetro e altura o maior potencial fitotóxico foi observado com 20 dias de decomposição e a massa seca aos 30 dias, dado maior decomposição da palhada.
Copyright (c) 2019 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).