UTILIZAÇÃO DE EXTRATOS VEGETAIS HIDROSSOLÚVEIS NA ELABORAÇÃO DE DOCE DE LEITE VEGANO
Resumo
Dentre as tendências, a saudabilidade e bem-estar vem ganhando espaço pois tem crescido a preocupação com esses aspectos, sendo assim os consumidores estão cada vez mais a procura de alimentos que além de promoverem à saciedade também tragam benefícios ou que pelo menos não sejam maléficos a sua saúde. Apesar da limitação dos produtos ofertados para esses consumidores, devido a demanda, as indústrias de alimentos nos últimos anos vêm buscando desenvolver mais opções de alimentos para atender tal público. Dentre estes alimentos pode-se citar os extratos vegetais, popularmente conhecidos como “leites” vegetais Os extratos vegetais hidrossolúveis (EVH), podem ser utilizados como substituto do leite de vaca, representando uma alternativa viável devido aos seus valores nutricionais, principalmente quando se leva em consideração o teor de proteínas. O consumo deste tipo de bebida vem sendo utilizada pelos consumidores quando estes apresentam alergia à proteína do leite de vaca e em casos de intolerância à lactose, bem como pelo público vegano e/ou vegetariano. Este trabalho teve por objetivo a elaboração e caracterização do extrato hidrossolúvel de castanha de caju (EHC) e avaliação da aceitação sensorial do doce de leite vegano a base do mesmo.
Copyright (c) 2019 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).