O DESERTO NA ORDEM VISUAL ARGENTINA DO SÉCULO XIX

  • Gabriela Dalla Rosa Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Fábio Francisco Feltrin de Souza
Palavras-chave: Argentina, Civilização, Deserto, Mulher, Indígenas

Resumo

Este trabalho explora o discurso visual da construção do deserto argentino, do século XIX, através das representações da dicotomia civilização/barbárie presentes na obra do pintor uruguaio Juan Manuel Blanes. A figura da mulher, comumente associada à pureza, está nas telas de Blanes com uma brancura manchada, sua inocência perdida contrastando com a paisagem virgem do deserto selvagem. O desenvolvimento do diálogo entre as imagens permite captar, pelas diferentes alegorias feitas à violência, um vazio, onde a pureza se enamora pela morte e em que, nos olhares dessas cautivas, fica explícita a melancolia da inércia. Estas imagens carregam em sua superfície uma memória, sendo capazes de uma marcação significativa na construção da nação Argentina, fazendo aporte a uma justificação de extermínio do indesejado.

Publicado
06-09-2019