AS TRANSFORMAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS NO OESTE DE SANTA CATARINA
DESMATAMENTO E PRESERVAÇÃO (1970 A 1990)
Resumo
No início do século XX, com o aumento do desmatamento no Oeste catarinense a paisagem passou por drásticas transformações. Como consequência da campanha de colonização na região, a Floresta de Araucária, passou a ser explorada pelas madeireiras. A agropecuária e monocultura também foram grandes agentes da transformação da paisagem, uma vez que essas atividades econômicas passam a estar mais presente na região quando a intensa campanha das madeireiras acaba reduzindo drasticamente as Florestas. A metodologia usada está compreendida em analisar as fontes e textos no campo da disciplina de História Ambiental, compreendidas entre 1970 a 1990, as quais são de cunho interdisciplinar, ou seja, abrangem diversas áreas do conhecimento, como ciências naturais, química do solo, geografia, economia entre outros. Como fontes são utilizadas: censos populacionais, leis, pesquisas feitas no Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (CEOM), tendo como base periódicos regionais. Também analisamos informações disponíveis em website do IBGE, da EPAGRI e do Planalto Nacional.
Copyright (c) 2019 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).