POTENCIALIDADES DO EXTRATO ETANÓLICO DE PRÓPOLIS, QUITOSANA E ACIBENZOLAR-S-METIL NA INDUÇÃO DE RESISTÊNCIA AO MOFO CINZENTO, EM PÓS-COLHEITA DE MORANGO
Resumo
O objetivo deste trabalho foi investigar o uso de extrato etanólico de própolis, quitosana e acibenzolar-S-metil sobre a inibição do crescimento micelial de Botrytis cinerea e o potencial elicitor da fitoalexina deoxiantocianidina em mesocótilos estiolados de sorgo. A própolis foi coletada em colmeias de abelhas da espécie Appis mellifera, diluída em álcool de cereais (70 °GL) na proporção 7:3 (volume : massa) e submetida a novas diluições em água destilada para composição das doses 20, 40 e 60 mL de EP/L. A quitosana pura foi dissolvida em ácido acético 1% para obtenção das doses 1, 3 e 5%. O elicitor de referência utilizado foi o Acibenzolar-S-metil (ASM) (produto comercial: Bion 500 WG® - Syngenta), na dose de 1000 mg i.a. L-1. Como tratamentos adicionais foram utilizados o álcool de cereais e o ácido acético sendo a testemunha somente água destilada. Foi avaliada a taxa de inibição do crescimento micelial através de medições diárias do crescimento da colônia. Também foi realizada a análise da indução da fitoalexina deoxiantocianidina em mesocótilos estiolados de sorgo. A ação direta sobre Botrytis cinerea e sobre a indução da fitoalexina deoxiantocianidina é dependente da dose de extrato etanólico de própolis e quitosana.
Copyright (c) 2019 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).