APLICAÇÃO DE RESÍDUO DE FUNDIÇÃO EM BASE E SUB-BASE DE PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA
Resumo
A crescente demanda por soluções socioambientais, no âmbito de disposição de resíduos, concebe grande preocupação com relação ao reaproveitamento e geração de valor comercial a estes materiais. Segundo a Associação Brasileira de Fundição, estima-se que sejam produzidas aproximadamente 3 milhões de toneladas de areia descartada fundição ao ano, este resíduo é produzido no processo de moldagem de produtos fundidos sendo composto principalmente por areia base, bentonita e pó de carvão e denotado como um material inerte de classe 2, sendo imprescindível sua destinação a aterros industriais. Neste sentido, processos que visam a reciclagem deste resíduo, com propósito de minimização do volume dos mesmos em aterros, assim como a diminuição de potencialidades de passivos ambientais, têm sido cada vez mais abordado. Portanto o objetivo do presente trabalho foi o estudo da viabilidade de substituição parcial do agregado miúdo presente nas bases e sub-bases de pavimentos por diferentes teores de resíduo de areia descartada de fundição, no que confere às condições técnicas e ambientais.
Copyright (c) 2019 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).