FATORES ASSOCIADOS À OBESIDADE E RISCO CARDIOVASCULAR EM MULHERES CLIMATÉRICAS
Resumo
O climatério é uma fase natural da vida da mulher, que ocorre entre os 40 a 65 anos de idade, em que há o declínio da produção dos hormônios ovarianos, estrogênio e progesterona. Nessa fase há uma diminuição da função ovariana, e a queda desses hormônios pode acontecer de forma assintomática, ou sintomática, com a ocorrência de uma série de sintomas físicos e psicológicos, tais como: fogachos, diminuição do desejo sexual, alterações urogenitais, dores nas articulações; tontura; dores de cabeça; aumento da irritabilidade; dificuldade de concentração; falhas na memória; ansiedade e depressão. Dentre as modificações acarretadas pelo período, a composição corporal é afetada, resultando em um maior acúmulo de gordura corporal, principalmente na região abdominal. Outro fator agravante para tal situação, se deve ao fato de que o hormônio feminino, age, entre outros locais, no metabolismo de lipoproteínas. Tais mudanças associadas com o período climatérico, retratam o surgimento ou piora de algumas condições de risco cardiovascular, bem como: obesidade central, hipertensão arterial sistêmica (HAS) e dislipidemia. Esses fatores, em conjunto com hiperglicemia ou resistência à insulina definem conceitualmente a Síndrome Metabólica (SM).
Copyright (c) 2019 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).