INFLUÊNCIA DO SILÍCIO NA MORTALIDADE E DESENVOLVIMENTO DE SPODOPTERA FRUGIPERDA E NA INDUÇÃO DE RESISTÊNCIA EM PLANTAS DE MILHO
Resumo
A lagarta Spodotera frugiperda é considerada praga-chave na cultura do milho. O controle químico e a utilização de culturas geneticamente modificadas são os métodos de controle mais utilizados para esta praga, porém, tais métodos podem causar a seleção de populações resistentes do inseto, além de não contemplar produtores de base ecológica. A resistência de plantas a insetos é crescente e um excelente método de controle de pragas. O efeito do Si (Silício) no controle de pragas, é uma hipótese de formação de barreira física, fundamentada na forma do Si acumular‐se nas plantas, de modo que, plantas bem nutridas tem menor grau de ataque de agentes adversos. O silício contribuiu de forma positiva tendo menor ocorrência de injúrias nas folhas do milho, com isso levando à supressão da alimentação das lagartas S. frugiperda e tendo papel importante no uso de manejo ecológicos.
Copyright (c) 2019 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).