ESTUDO DO PROCESSO DE ADSORÇÃO DE FENOL E 4-NITROFENOL EM EFLUENTE SINTÉTICO UTILIZANDO CARVÃO ATIVADO COMO ADSORVENTE EM SISTEMA DE FLUXO CONTÍNUO
Resumo
Devido a grande preocupação da sociedade com o meio ambiente e ao fato de indústrias serem as principais responsáveis por lançarem rejeitos nocivos em corpos d’água, viu-se a necessidade de tratar efluentes que contém compostos de origem química, tais como os fenóis (SCHNEIDER, 2008). Dentre os processos a serem empregados para a remoção de compostos fenólicos como o fenol e o 4-nitrofenol, destaca-se a adsorção utilizando carvão ativado como principal adsorvente (FIGUEIREDO et al., 2011). Segundo NASCIMENTO et. al. (2014) a adsorção é definida como uma transferência de massa, onde o adsorvente tem a capacidade de concentrar contaminantes tóxicos ao meio ambiente em sua superfície, e quanto maior for sua área superficial melhor será a eficiência de remoção.
Com isto, o projeto tem o objetivo de avaliar a eficiência de remoção de fenol e 4-nitrofenol mono componente em efluente sintético utilizando processo de adsorção com carvão ativado em coluna de leito fixo.
Copyright (c) 2019 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).