EFEITOS NA INOCULAÇÃO DE A. BRASILENSE SOBRE O SISTEMA DE PRODUÇÃO NA CULTURA DO TOMATEIRO
Resumo
O presente trabalho avaliou os efeitos de diferentes doses de inoculante contendo a bactéria Azospirillum brasilense na cultura do tomateiro, e a interação dessas doses com a adubação nitrogenada. O trabalho foi realizado em casa de vegetação e a campo, na Universidade Federal da Fronteira Sul, utilizando duas cultivares de tomate (Gaúcho Melhorado e San Marzano), cinco diferentes doses de inoculante (0, 2, 4, 6 e 8 ml) e com a presença ou ausência de ureia nos tratamentos. Não foi possível obter diferença significativa entre os tratamentos sobre as cultivares, sendo as diferenças observadas resultado da capacidade de cada cultivar e da adubação nitrogenada. Possívelmente houveram outros fatores que influenciaram na ação da bactéria, visto que a interação entre Azospirillum brasilense e o tomateiro já apresentou resultados positivos na literatura.
Copyright (c) 2019 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).