CABOCLOS, COLONOS E A CRIAÇÃO DE PORCOS NO OESTE DE SANTA CATARINA:
TRANSFORMAÇÕES NA PAISAGEM (DÉCADAS DE 1920 A 1950)
Resumo
Os meios de produção econômica têm uma estreita relação com as transformações da paisagem, sendo que a colonização e apropriação privada da terra e o manejo e a extração dos bens naturais intensificam tais transformações. Dessa forma, este trabalho busca discutir o uso da terra no oeste de Santa Catarina, com ênfase para as transformações da paisagem, proporcionadas pelas diferentes práticas de criação de suínos nos espaços rurais da região compreendida pelo município de Chapecó e municípios vizinhos. Este trabalho tem base teórica em pesquisas bibliográficas, documentais e entrevistas realizadas com antigos moradores, buscando compreender a suinocultura como uma prática de conservação e/ou modificação da morfologia paisagística. Por meio desta pesquisa foi possível concluir que as alterações na morfologia paisagística estão estreitamente ligadas a aspectos relacionados ao povoamento do território, e às diferentes concepções de uso do mesmo. No Oeste, a suinocultura desempenhou um importante elemento de alterações na paisagem, se estendendo até a atualidade.
Copyright (c) 2019 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).