AVALIAÇÃO DE UM COLETOR DE SOLO PARA AMOSTRAS COM ESTRUTURA PRESERVADA: EFEITO SOBRE PROPRIEDADES FÍSICAS E HÍDRICAS
Resumo
As amostras de solo com estrutura preservada são utilizadas rotineiramente para determinar a distribuição de poros, a densidade, a curva de retenção de água, a condutividade hidráulica saturada e o fluxo de ar no solo. Atributos do solo, tais como a densidade, a porosidade, a condutividade hidráulica, a curva característica de retenção de água por serem de baixo custo e fácil determinação são muito utilizados como indicadores de qualidade física do solo. Atualmente, as amostras com estrutura preservada são coletadas em anéis metálicos, com bordas cortantes que facilitam a entrada no solo. A inserção dos anéis no solo ocorre através de um suporte encaixado no anel e sob pancadas de um martelo. Esse impacto do martelo sobre o anel pode desestruturar a amostra, fazendo com que ela não seja mais representativa. As diferenças estatísticas relacionadas a porosidade do solo, se devem ao fato do método padrão de coleta utilizado exigir pancadas para que o anel penetre no solo. Na camada de 0 a 10 cm não houve diferença estatística na retenção de água no solo para os diferentes potenciais entre os métodos de coleta, indicando que o formato dos poros foi preservado durante a coleta.
Copyright (c) 2019 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).