DETERMINAÇÃO DE Cu, Cd E Pb EM ÁGUAS DE SUPERFÍCIE DO MÉDIO RIO URUGUAI E SEUS AFLUENTES
Resumo
Metais em corpos hídricos devem ser tratados como importante tema de pesquisa. A detecção e determinação destes em águas naturais serve como forma de estabelecer sua influência nos vários ecossistemas, para monitorar e controlar as vias críticas pelas quais eles atingem a hidrosfera. Para tanto, existem legislações ambientais que tratam das classificações e limites de tolerância dos metais em água. O Rio Uruguai apresenta-se como objeto de estudo, por sua importância e dimensões. Em função disso, o objetivo deste estudo foi avaliar a contaminação pelos metais: cádmio (Cd), cobre (Cu) e, chumbo (Pb) em águas de superfície. Isto se deu através de coletas de amostras de água em pontos ao longo do trecho médio do Rio Uruguai, que foram submetidas às análises voltamétricas e de espectrometria de absorção atômica com forno de grafite. Foram coletadas amostras em cinco pontos de amostragem, com início em julho de 2018, e término em junho de 2019. Este estudo foi realizado em parceria com o Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde foram realizadas as determinações dos metais. Apesar de existirem fontes potenciais de lançamento dos metais pesados, os resultados apresentaram valores inferiores aos permitidos pela legislação.
Copyright (c) 2019 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).