PENSAMENTO COMPUTACIONAL E MATEMÁTICA
CONEXÃO DE SABERES
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo atender as demandas da Base Nacional Comum Curricular no que se refere às tecnologias aplicadas ao ensino, em específico, da matemática, identificando as relações entre os conceitos da matemática na educação básica e o pensamento computacional. Para cumprir com tal objetivo, foram ofertadas oficinas para professores já atuantes na área da matemática na educação básica e para graduandos do curso de licenciatura em matemática da UFFS campus Chapecó. Após a avaliação dos questionários aplicados aos participantes, observamos que 69% dos graduandos de matemática e 92% dos professores já ouviram falar de pensamento computacional(PC), mas a mesma porcentagem não possui conhecimento (raso ou aprofundado) sobre o assunto, mostrando que mesmo que o conceito de PC esteja presente na BNCC, ainda não existe uma exposição abrangente relacionando a tecnologia computacional com a matemática como ferramenta para a melhora na educação. Por fim, vale ressaltar que o projeto ainda está em andamento, e que o trabalho que aqui se apresenta é apenas um recorte geral do todo.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
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