REMOÇÃO DE CORANTES DA INDÚSTRIA TÊXTIL UTILIZANDO PROCESSO DE ADSORÇÃO COM ADSORVENTE PRODUZIDO A PARTIR DE SYAGRUS ROMANZOFFIANA ATIVADO QUIMICAMENTE
Resumo
Um novo adosorvente foi produzido e ativado quimicamente visando a modificação da superfície. O mesmo foi aplciado para a remoção do corante azul de metileno. A caracterização do carvão ativado revelou um aumento da área superficial de 749,802 m² g-1 e um diâmetro médio dos poros de 4 a 10 nm. A isoterma de adsorção/dessorção N2 permitiu classificar que a adsorção é microporosa e que pode ocorrer quimissorção. Observaram-se grupos funcionais do tipo hidroxila, éster e amino. A cinética de adsorção foi efetivamente rápida nos primeiros 20 min e mais lenta até os 180 min, mostrando-se instantânea. A concentração final do corante ficou abaixo de 0,4 mg L-1, o que representa remoção superior a 99% nas três concentrações estudadas.
Copyright (c) 2019 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).