CARACTERÍSTICAS DO MANEJO E REBANHO NA BOVINOCULTURA LEITEIRA DE REALEZA E REGIÃO E SUA CORRELAÇÃO COM O EXAME MICROBIOLÓGICO DO LEITE – DADOS PARCIAIS
Resumo
A região Sudoeste do Paraná é considerada um polo leiteiro e tem como base a agricultura familiar. No entanto, muitas vezes apresenta deficiências referente as informações básicas para a produção, sendo assim, torna-se importante conhecer as características dos rebanhos da região para implantar medidas que possam trazer melhorias para o setor produtivo. Uma forma de adquirir estas informações é através da aplicação de questionários e realização de análises do leite destas propriedades. O estudo está sendo realizado no município de Realeza e demais municípios da região, através da aplicação de questionários referentes aos conhecimentos dos produtores e suas práticas. Além disso foram coletadas 3 amostras consecutivas de leite, com intervalo de 30 dias, para realização de exames microbiológicos no laboratório de microbiologia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e em parceria com um laticínio da região serão obtidos dados de contagem de células somáticas (CCS) e contagem bacteriana total (CBT). Os resultados obtidos serão relacionados aos dados dos questionários. Até o momento foram coletadas 365 amostras totalizando 97 questionários já aplicados e tabulados, referentes às propriedades com amostras sequenciadas, espera-se obter inforções referentes as características do rebanho leiteiro da região para consolidação de programas para melhoria da qualidade do leite e controle de mastite nas propriedades.
Copyright (c) 2019 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).