HABILIDADE COMPETITIVA DE HÍBRIDOS DE MILHO CONVIVENDO COM PLANTAS DANINHAS
Resumo
O milho (Zea mays) é uma cultura com relevância econômica e social, sendo o cereal mais cultivado no mundo. A produtividade do milho pode ser reduzida pela infestação de plantas daninhas. Dentre as plantas daninhas que ocasionam perdas de produtividade ao infestarem o milho destaca-se o picão-preto (Bidens pilosa). Objetivou-se com o trabalho comparar a habilidade competitiva do milho na presença do picão-preto em diferentes proporções de plantas na associação. Primeiramente, foram definidas densidades de plantas com produção final constante (20 plantas vaso-1) para os híbridos de milho (Dekalb 230 PRO3, Pioneer 30F53VYH, Dow 2B433 e Syngenta 505 VIP3) e para o picão-preto. Após, foram instalados outros quatro experimentos para avaliar a habilidade competitividade dos híbridos em competição com picão-preto, ambos conduzidos em série de substituição, nas diferentes combinações dos híbridos com o biótipo da planta daninha nas densidades de 20-0, 15-5, 10-10, 5-15 e 0-20 (cultura - planta daninha) plantas vaso-1. Aos 50 dias após a emergência determinou-se a área foliar e massa seca. Os híbridos de milho apresentaram maior potencial competitivo do que o biótipo de picão-preto, sendo que a cultura apresentou maiores perdas em decorrência da competição intraespecífica do que pela interespecífica.Copyright (c) 2019 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).