EFEITO DA M. RADICAL U. COM L. REGIONAL SOBRE A Q. DE VIDA DE C. COM N. M.
Resumo
Os neoplasmas mamários correspondem a aproximadamente 52% de todas as neoplasias que afetam as cadelas, sendo que de 50 até 90% destes podem ser malignos. Sendo dentre os principais sinais a dor oncológica um fator importante de avaliação. Por isso escalas de qualidade vida auxiliam à melhor escolha do tratamento. Com isso esse trabalho tem como objetivo Verificar o efeito da mastectomia radical unilateral com linfadenectomia regional na qualidade de vida de cadelas portadoras de neoplasmas mamários malignos. Para tanto, foram aplicados questionários aos tutores dos pacientes no dia em que esses foram submetidos a mastectomia unilateral com linfadenectomia regional e repetido 45 dias pós- operatório. Sendo assim, obteve-se aumento das pontuaçoes dos questionários “Quality of Life Scale” e na “Escala para avaliação da qualidade de vida validada para cães com dor secundária ao câncer”, concluindo-se que a mastectomia melhora a qualidade de vida desses pacientes.
Copyright (c) 2019 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).