CONVIVÊNCIA DE COMUNIDADES DE PLANTAS DE QUINOA (Chenopodium quinoa Willd) COM PLANTAS ESPONTÂNEAS
Resumo
O estudo da habilidade competitiva entre culturas e plantas espontâneas, torna-se relevante para adoção de métodos de controle mais sustentáveis, com menor impacto ambiental, menor custo ao produtor e maior proteção ambiental. Objetivou-se com esse trabalho avaliar a habilidade competitiva de genótipos de quinoa em convivência com papuã, em diferentes proporções de plantas em associação. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. Os competidores testados incluíram o papuã e os genótipos de quinoa (Q 13 03, Q13 24 e Q 13 31), nas proporções de 100:0, 75:25, 50:50, 25:75 e 0:100% ou 20:0, 15:5, 10:10, 5:15 e 0:20 plantas vaso-1 (cultura: planta espontânea). Aos 50 dias após a emergência das espécies efetuou-se a aferição área foliar e massa seca da parte aérea das espécies. Os resultados demonstram que o papuã foi mais agressivo que os genótios de quinoa. A competição mais prejudicial para a quinoa foi a interespecífica, indicando a necessidade de controle do papuã mesmo em baixa infestação.
Copyright (c) 2019 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).