EFEITO DOS MÉTODOS DE CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS E COBERTURAS DE SOLO NA PRODUÇAO DE SOJA, MILHO E FEIJÃO
Resumo
No Brasil, as culturas de feijão, milho e soja, correspondem a 89% da área cultivada com grãos no período de verão, quando se soma as três principais safras, sendo as áreas de 2950, 17254 e 35886 milhões de hectares respectivamente. Estima-se produção de 115 e de 98,5 milhões de toneladas de soja e de milho, respectivamente na safra 2019/2020 (USDA, 2019).
Os métodos de controle utilizados para o preparo das coberturas pré semeadura podem influenciar na taxa de decomposição das coberturas, devido ao modo de ação dos herbicidas normalmente usados na dessecação que não são seletivos, e que provocam uma morte lenta das plantas, em comparação com o manejo mecânico que corta a planta e desde este momento começa a decomposição. Assim fornecendo maior quantidade de nutrientes a culturas nos estádios inicias pós semeadura (Constantin et al., 2009).
Copyright (c) 2019 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).