MONITORAMENTO DE PRAGAS E DOENÇAS NO CULTIVO DE PESSEGUEIROS NA REGIÃO DE CERRO LARGO, RS.

  • Dionata Lourenço Pych Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Sidinei Zwick Radons
  • Débora Leitzke Betemps

Resumen

É de fundamental importância o monitoramento da ocorrência das principais pragas e doenças visto que é uma cultura de produção restrita para a região das Missões. A proposta deste trabalho é monitorar e identificar as principais pragas e doenças de ocorrência nas diferentes cultivares de pessegueiro presentes no pomar experimental da UFFS, Cerro Largo.

Para o monitoramento de pragas foi utilizada a metodologia proposta por Botton (2003) no qual foram empregadas armadilhas tipo McPhail contendo como atrativo alimentar proteína hidrolizada a 5. Quanto as doenças são realizadas observações visuais em todas as estruturas de todas as plantas, afim de visualizar sintomas das doenças. Os insetos capturados e doenças coletas são armazenadas para posterior identificação.

Dentre os insetos capturados foram identificadas em maior escala: a mariposa oriental, mosca-das-frutas, marimbondo, vespa camoati, vaquinha. As doenças visualizadas ao longo do tempo foram a gomose (Botryosphaeria dothidea), a ferrugem (Tranzschelia discolor), e a furo-de-bala (Wilsonomyces carpophilus). Doenças e pragas que podem causar dano econômico se não controladas.

Os resultados encontrados através do projeto mostram a grande variabilidade de insetos e pragas que podem ser encontrados em pomares de pessegueiro da nossa região, e os prováveis desafios quanto ao seu controle em um futuro cultivo.

Publicado
03-09-2019