SÍNTESE DE ETIL OLEATO A PARTIR DA CATÁLISE ENZIMÁTICA
Resumo
A reação de esterificação consiste na obtenção de ésteres a partir da reação entre um ácido graxo e um álcool de cadeia curta (metanol ou etanol), com formação de água como subproduto. A reação de esterificação pode ser catalisada por catalisadores ácidos de Brøsnted ou de Lewis, por catalisadores básicos de Lewis, além de enzimas. No entanto, existem vários desafios técnicos que precisam melhorar a viabilidade econômica para o uso do processo com biocatalisadores, dentre eles estão o alto custo das enzimas, perda de atividade durante o processo, a inibição da enzima por reagentes e produtos, e as taxas de reação lenta. Apesar disso, recentemente com os avanços na tecnologia, diferentes processos vem sendo utilizados para desenvolver sistemas que apresentem um melhor custo benefício, onde dentre eles estão o uso de lipases tolerantes a solventes a reutilização de catalisadores de lipases imobilizadas e diferentes fontes de materias primas. Neste sentido, o presente trabalho busca investigar a síntese de oleato de etila através de um novo catalisador biológico, a lipase NS – 40116.
Copyright (c) 2019 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).