A SEGURANÇA DO PACIENTE NO CURRÍCULO DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Resumo
O objetivo deste estudo é identificar como o tema segurança do paciente é abordado no currículo de um Curso de Graduação em Enfermagem. Trata-se de uma pesquisa documental, cujos documentos analisados foram os planos de ensino das disciplinas que constam na matriz curricular do curso, vigentes no segundo semestre de 2018 e primeiro semestre de 2019. A coleta de dados ocorreu por meio de palavras-chaves pesquisadas nos documentos, sendo divididas em dois grupos: diretas e indiretas, conforme um estudo prévio que fez uma análise semelhante. A distribuição das palavras-chaves relacionadas à segurança do paciente perpassou pela maioria dos semestres, todavia, um pequeno percentual de disciplinas apresentou palavras-chaves em seus planos de ensino. Também, não foi encontrada nenhuma disciplina formal sobre a temática. Através desta pesquisa, foi possível verificar que existem lacunas significativas referentes ao desenvolvimento do tema no Curso de Graduação em Enfermagem em estudo, sendo necessário repensar a formação profissional no que tange ao desenvolvimento das competências profissionais para a segurança do paciente.
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