INTERFERÊNCIA DE NABO EM CULTIVARES DE CEVADA
Resumo
Entre prováveis causas para a baixa produtividade da cevada destacam-se os fatores de produção, como cultivares, fertilidade do solo, manejo de insetos, doenças e plantas daninhas, relacionados de tal modo que qualquer um deles pode ser limitante da produção. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a interferência do nabo em competição com a cevada, estimados em função das variações nas densidades da planta daninha e das cultivares da cultura. O experimento foi instalado a campo, em delineamento de blocos casualizados, com uma repetição, sendo a cevada semeada no sistema de plantio direto. As variáveis avaliadas das plantas de nabo aos 30 dias após a emergência – DAE foram: população de plantas (PP), massa seca da parte aérea (MS), área foliar (AF) e cobertura do solo (CS). O modelo de regressão não linear da hipérbole retangular estima adequadamente as perdas de produtividade de grãos das cultivares de cevada na presença do nabo. As cultivares de cevada BRS Suabia, ANA 01, BRS Manduri e BRS Greta apresentam maior habilidade competitiva com o nabo do que a BRS Korbel e BRS Cauê.
Copyright (c) 2019 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).