PERFIL BIOQUÍMICO DO CAMARÃO MACROBRACHIUM ROSENBERGII (DE MAN, 1879) SUPLEMENTADO COM EXTRATO DE ALECRIM (ROSMARINUS OFFICINALIS) NA DIETA
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da suplementação da ração com extrato de alecrim (Rosmarinus officinalis) no perfil bioquímico do camarão Macrobrachium rosenbergii. Os animais foram divididos em 4 grupos: 0%, 2%, 5% e 15% de extrato na ração, que foi fornecida em quantidade de 10% em relação a biomassa total durante 90 dias. Para a caracterização do perfil bioquímico a atividade da AST e ALT e conteúdo de triglicerídeos e colesterol utilizou-se kits colorimétricos. A suplementação com extrato de alecrim aumentou significativamente a atividade das enzimas aspartato aminotransferase (AST) (2%) e alanina aminotransferase (ALT) (2, 5 e 15%) e promoveu alterações significativas no conteúdo de triglicerídeos (15% de extrato de alecrim) quando comparado aos respectivos grupos controles. Por outro lado, não houve alterações significativas no conteúdo de colesterol dos animais em quaisquer dos tratamentos. A suplementação da dieta do camarão com extrato de alecrim influenciou o perfil metabólico de lipídeos e aminoácidos demonstrando que o uso do alecrim pode melhorar a condição metabólica e de uso dos nutrientes durante o crescimento do camarão, podendo refletir em maior desempenho e produtividade.
Copyright (c) 2019 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).