AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE BIOHERBICIDA DE ISOLADO FÚNGICO PARA CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS DE VERÃO
Resumo
Na atualidade há necessidade do controle de plantas daninhas e uma crescente demanda por novos produtos, em especial pelo fato do surgimento de casos de resistência cruzada ou múltipla a vários mecanismos de ação, novas alternativas de controle vem se destacando, dentre elas está o controle biológico. Os bioherbicidas devem ser utilizados como um método de controle eficaz, para redução dos custos, preservação do ambiente e dos alimentos da contaminação química, tornando-se prática adequada para agricultura sustentável. Este projeto tem por objetivo otimizar as condições de produção e avaliar a atividade bioherbicida de um isolado fúngico que tenha potencial Bioherbicida. O projeto foi conduzido em casa de vegetação, na Universidade Federal da Fronteira Sul- campus Erechim. Com um processo de repicagens, foram isolados microrganismos puros e aplicados nas plantas daninhas, observando-se a consequente injuria causada. Entre os dois bioherbicidas que foram testados, as plantas daninhas mais atingidas foram o leiteiro e o picão- preto. O picão-preto foi a planta daninha que teve o nível de dano mais alto, ou seja, foi a que sofreu mais injúrias pelos bioherbicidas.
Copyright (c) 2019 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).