AVALIAÇÃO HISTOLÓGICA E IMUNO-HISTOQUÍMICA POR BCL-2 E BAX DE LESÕES PRÉ NEOPLÁSICAS NAS MAMAS ADJACENTES DE CADELA COM NEOPLASMAS MAMÁRIOS
Resumo
As lesões pré-neoplásicas compreende-se por alterações presentes no epitélio mamário a qual antecede o desenvolvimento de um neoplasma. A progressão dessas lesões quando se tem um tumor primário é alta, pelo fato, dos neoplasmas produzirem fatores de crescimento, os quais têm ação nas glândulas adjacentes ao tumor, resultando assim, em condições favoráveis que podem desencadear novos processos neoplásicos. O trabalho tem como objetivo apresentar os diagnósticos de lesões pré-neoplásicas realizados por meio da avaliação histológica das cadeias mamárias, enviadas ao setor de patologia da Superintendência Unidade Hospitalar Veterinária Universitária da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Realeza. Das 250 glândulas mamárias analisadas, as lesões pré-neoplásicas totalizaram 20,8% das glândulas mamárias avaliadas, sendo as principais adenose, hiperplasia ductal e hiperplasia lobular. Além disso, das cadeias mamárias com lesão pré-neoplásicas 96,7% apresentavam também neoplasmas malignos.
Copyright (c) 2019 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).