SCREENING DE MICRORGANISMOS COM POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE FITOTOXINAS PARA UTILIZAÇÃO EM BIOCONTROLE DE PLANTAS DANINHAS
Resumo
A eficiência dos herbicidas no controle de plantas daninhas tem apresentado redução ao longo dos anos, e isso ocorre devido principalmente ao surgimento de plantas resistentes. Outro fator importante é a exigência da sociedade pela produção de alimentos livres de resíduos de agrotóxicos. Assim, tendo em vista a necessidade do controle dessas plantas daninhas e a crescente demanda por novos produtos, tem-se a busca por novas alternativas de controle. O controle biológico vem se destacando, sendo que o biocontrole está focado no uso de microrganismos patógenos de plantas ou capazes de produzirem componentes fitotóxicos as mesmas. Neste sentido, este projeto teve como objetivo o isolamento e screening de microrganismos com potencial de produção de fitotoxinas para utilização em biocontrole, estes foram testados nas plantas daninhas picão-preto, buva, leiteiro e papuã. Apresentando 100% de injúria na parte aérea do picão-preto. Para as outras plantas daninhas em estudo os bioherbicidas que mais apresentaram resultados foram o BC23 e o BC24, se mostrando promissores para testes futuros a campo e em larga escala.
Copyright (c) 2019 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).