ESTUDO DA INFLUÊNCIA DO EXTRATO DE ALECRIM NA ATIVIDADE DAS ENZIMAS DIGESTIVAS DE CAMARÕES DE ÁGUA DOCE (Macrobrachium rosenbergii)
Resumo
Este trabalho teve como objetivo estudar a influência de concentrações variadas de extrato de alecrim na atividade das enzimas digestivas (maltase, amilase, lipase e celulase) do camarão Macrobrachium rosenbergii. As pós-larvas de camarão foram divididas em 4 grupos (controle, 2, 5 e 15% de extrato de alecrim) e alimentadas durante 90 dias. Ao final do período de suplementação, foram coletadas amostras de hepatopâncreas para avaliação da atividade das enzimas digestivas, determinadas espectrofotometricamente. Foram observados aumentos significativos nas atividades da lipase, amilase e celulase quando comparadas aos respectivos grupos controle sem alterações na atividade da maltase. A suplementação com extrato de alecrim na dieta do camarão de água doce promoveu aumentos nas atividades das enzimas digestivas, indicando que o uso do extrato pode melhorar o processo digestório de lipídeos e carboidratos dos animais e o aproveitamento dos nutrientes.Copyright (c) 2019 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).