AS AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES E O DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO DA REGIÃO DAS MISSÕES DO RIO GRANDE DO SUL

  • Ricardo Marian Tiherro Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Dionéia Dalcin
  • Carlos Eduardo Ruschel Anes

Resumen

As correntes transformações nos mercados consumidores requerem atenção das organizações e tem incentivado a criação de estratégias nas mesmas, assim como incentiva a análise decisória dos processos organizacionais. E, por conseguinte, impactam em elementos socioeconômicos globais e regionais. Assim, o presente estudo tem como objetivo estudar o marketing e os processos decisórios em organizações, cadeias produtivas e no desenvolvimento regional. A natureza da pesquisa será mista, sendo quantitativa e qualitativa. A quantitativa terá como enfoque medir empiricamente dados e inferir análises passíveis de réplica. E a qualitativa terá o enfoque de compreender e aprofundar fenômenos, onde a perspectiva dos participantes sobre o fenômeno estudado conduz a linhas de raciocínio através de um processo indutivo. Para tanto, o estudo contará com dados secundários advindos de pesquisa bibliográfica e estatística, em artigos científicos, teses, dissertações e em dados de órgãos especializados, como o IBGE para análise dos dados socioeconômicos da região das missões. Bem como estudará casos de produtos ou processos em cadeias produtivas. Para sistematizar as temáticas serão realizadas análise descritivas e estatísticas dos dados, a fim de promover inferências sobre o tema, generalizações e compreensão dos processos e auxílio no processo decisório. As bases teóricas estão relacionadas à teoria da tomada de decisão, marketing, desenvolvimento, orgânicos, cadeias produtivas e processos organizacionais. Como resultados, espera-se que a pesquisa contribua para o conhecimento da tomada de decisão em processos organizacionais, como forma de avaliação de processos mais adequados para tomada de decisão, aprimorando assim os níveis decisionais das organizações e promovendo a competitividade. Também deseja-se compreender a história dos orgânicos no Brasil, sua evolução e sua cadeia produtiva, com uma expectativa de que a mesma tenha uma estrutura de governança definida. E, a partir disso, estudar como o marketing tem contribuído para o desenvolvimento do mercado brasileiro dos orgânicos, elencando as principais estratégias adotas pelos elos de comercialização destes produtos. E por fim, tem-se como expectativa analisar os dados socioeconômicos da região das missões, já que trata-se de uma das regiões mais pobres do Rio Grande do Sul, compreendendo porque e quais fatores implicaram nesta condição. Deste modo, o presente estudo buscará contribuir com os estudos sobre tomada de decisão e marketing nas mais diversas áreas de atuação.

Publicado
23-09-2019