CONTROLE BIOLÓGICO DE MACRÓFITAS AQUÁTICAS INFESTANTES DE RESERVATÓRIOS
Resumo
O crescimento excessivo e acelerado das macrófitas aquáticas somado aos prejuízos causados pelas mesmas nos reservatórios tem instigado diversos pesquisadores a buscar formas de controle destas plantas. O controle biológico, basicamente, faz uso de organismos vivos para controlar ou reduzir populações de espécies de plantas indesejáveis, a produção de herbicida por micro-organismos apresenta algumas vantagens sobre o herbicida sintético, pois geralmente são biodegradáveis deixando menos resíduos no meio ambiente. Diante da necessidade de pesquisas sobre técnicas de controle biológico em macrófitas aquáticas, o presente projeto teve como objetivo o desenvolvimento de bioherbicidas para controle de macrófitas aquáticas infestantes, a partir de fitopatógenos nativos. Sendo utilizadas as macrófitas aquáticas Eichhornia crassipes, Pistia stratiotes e Salvinia herzogii. Foram realizadas coletas sistemáticas de tecidos com enfermidades, na região do Alto Uruguai Gaúcho, e os microrganismos isolados no laboratório de Agroecologia da Universidade. A produção de bioherbicida com os microrganismos selecionados para o screening foi através de fermentação submersa, este visou identificar as culturas puras com capacidade de inibição das macrófitas. Foi avaliada a biomassa microbiana e a fitointoxicação das macrófitas com base na metodologia proposta pela Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas daninhas – SBCPD (1995), aos 7, 15, 21 dias após tratamento (DAT).
Copyright (c) 2019 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).