A TRADUÇÃO NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE LETRAS

UM ESPAÇO PARA A PRÁTICA TRADUTÓRIA

  • Carolina Ogushi Bach Dias UFFS - Chapecó
  • Andrieli Woiciechowki
  • Géssica Luiza Kozerski
  • Eduardo Rafael Fagundes Gabbi
  • Maria José Laiño

Resumen

O projeto de pesquisa "Formação de tradutores: o processo tradutório em foco" é uma iniciativa que acontece na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó. Levando em consideração a pouca visibilidade dos estudos da tradução no currículo do curso de Letras na referida instituição, a atividade surge da necessidade de um espaço para a prática tradutória. A partir de uma perspectiva funcionalista e cognitivista, este projeto situa-se dentro da Abordagem Processual de Tradução, que compreende a tradução não como um exercício mecânico, mas como um processo que exige esforço cognitivo por parte de quem traduz, dando mais importância a esse aspecto do que ao produto tradutório. Referente aos processos metodológicos, propõe-se o estudo da teoria Funcionalista da Tradução; prática tradutória focada em procedimentos técnicos; observação do esforço cognitivo no processo de tradução, a partir da prática de tradução de diversos gêneros, bem como e a prática de retradução. Espera-se com este projeto, portanto, que os estudantes envolvidos ampliem seu conceito sobre tradução, conheçam teoricamente o objeto de estudo e pratiquem a tradução com base em diferentes gêneros do discurso por meio de diferentes tarefas tradutórias, de acordo com cada etapa planejada.

Publicado
24-09-2019