A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO SUDOESTE DO PARANÁ
Resumo
O presente projeto busca investigar a formação continuada de professores expressa nos planos municipais de educação (PMEs) da região do sudoeste paranaense e seus processos teóricos e práticos. A problemática tem como referência a demanda aberta pela Meta 16 do Plano Nacional de Educação (PNE). A abordagem metodológica é qualitativa, com análise dos documentos que constituem os PMEs (2014-2024), entrevistas com os secretários (as) municipais de educação, gestores de escolas e aplicação de questionários aos professores.O desenvolvimento se dará por meio de recortes envolvendo, inicialmente, os dez municípios mais próximos geograficamente do Campus Realeza. A pesquisa almeja como resultado a elaboração de diagnóstico sobre os desafios da Meta 16 dos PMEs, com base no qual se possa contribuir com o planejamento da UFFS, bem como de aprofundar futuras pesquisas sobre as experiências de formação continuada e práticas docentes em destaques, tendo em vista contribuírem para a melhoria da formação nas licenciaturas. Dos resultados parciais, destaca-se que os municípios investigados têm PMEs aprovados como lei municipal. A formação continuada é assumida como responsabilidade das prefeituras e direito dos professores. Quanto a pós graduação, observa-se que projetam percentual acima da Meta nacional. Como estratégia estabelecer convênios com as instituições de Ensino Superior.
Copyright (c) 2019 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).